EJAGRO

EJAGRO
Empresa Júnior de Agronomia

18/07/2011

Interpretando os Conceitos Básicos da Análise do Solo.(Prof. Dr Valdinar Bezerra dos Santos.)

Interpretando os Conceitos Básicos da Análise do Solo.

Na interpretação de uma análise de solo, vários conceitos básicos são importantes para uma recomendação de fertilizantes e corretivos para determinada cultura; conceitos como a soma de bases (SB), CTC efetiva (t) e CTC a pH 7,0 (T), percentagem de saturação por bases (V%), percentagem de saturação por ácidos (M%), e percentagem de saturação por alumínio (m%), e, é claro, mais os teores de pH em água ou em outro extrator, teor de argila, teores de macronutrientes primários (NPK), de Ca e Mg, e de micronutrientes. Um conjunto de informações necessárias para um bom conhecimento da fertilidade do solo, e, através deles, o ponto de partida para uma recomendação de adubação e correção do solo. Dependendo do laboratório, muitas vezes alguns dados devem ser calculados pelo técnico; daí o objetivo desta postagem.
Para melhor ilustração dos diversos conceitos, partiremos de um exemplo baseado numa informação de dados hipotéticos da análise do solo.

Aqui surgiu um problema: o K está expresso em mg/dm³. A soma de base (SB) é expressa em cmolc/dm³; todos os elementos têm que estar expressos em cmolc/dm³. Sendo assim, o potássio (K) deve ser transformado em cmolc/dm³.
Para converter mg/dm³ de K em cmolc/dm³, multiplica-se por 0,025582:
24 mg de K/dm³ x 0,025582 = 0,06 cmolc/dm³
Se os outros elementos que fazem parte da "soma de bases" estiverem expressos em mmolc/dm³, a conversão é a seguinte: 24 mg de K/dm³ x 0,25582 = 0,6 mmolc/dm³; ou simplesmente:0,06 cmolc/dm³ x 10 = 0,6 mmolc/dm³. Lembre-se que cmolc/dm³ x 10 = mmolc/dm³.
SOMA DE BASES (SB)
SB = Ca+Mg+K+Na expresso em cmolc/dm³ ou mmolc/dm³.
SB = 0,3+0,1+0,06 =
0,46 cmolc/dm³ ou 4,6 mmolc/dm³.
CAPACIDADE DE TROCA DE CÁTIONS EFETIVA (t)
t = Ca+Mg+K+Na+Al expresso em cmolc/dm³ ou mmolc/dm³.
t = 0,46+1,3 =
1,76 cmolc/dm³ ou 17,6 mmolc/dm³.
CAPACIDADE DE TROCA DE CÁTIONS A pH 7,0 (T)
T = Ca+Mg+K+Na+(H+Al) expresso em cmolc/dm³ ou mmolc/dm³.
T = 0,46+5,0 =
5,46 cmolc/dm³ ou 54,6 mmolc/dm³.
PERCENTAGEM DE SATURAÇÃO POR BASES (V%)
V (%) = (SB x 100) / T
V (%) = (0,46 x 100) / 5,46; V =
8,42%
PERCENTAGEM DE SATURAÇÃO POR ÁCIDOS (M%)
M (%) = 100-V;
M = 100-8,42;  M =  91,58%
PERCENTAGEM DE SATURAÇÃO POR ALUMÍNIO (m%)
m (%) = (100 x Al) / t 
m (%) = (100x1,3) / 1,76; m = 73,86%
ATENÇÃO: Cuide para usar corretamente os valores em cmolc/dm³ ou mmolc/dm³. Não misture-os para não chegar a valores incorretos.
Os resultados obtidos acima são descritos no quadro abaixo:




INTERPRETANDO OS RESULTADOS OBTIDOS ACIMA:

1) o solo se caracteriza por uma pobreza muito grande de nutrientes;
2) o solo apresenta um pH excessivamente ácido. Isto é uma limitante para o desenvolvimento das culturas sensíveis à acidez, e à disponibilidade de nutrientes que, por sua vez, já é bastante baixa: a produção da lavoura será limitada por estes fatores. Então, a necessidade imperiosa de proceder-se à correção da acidez e à elevação dos níveis de fertilidade do solo;
3) a CTC efetiva é muito baixa. Os solos, nas condições de muita acidez, apresentam baixa capacidade de reter cátions: as perdas de nutrientes, por lixiviação, são muito grandes. Apesar deste solo apresentar 650 g/kg de argilas, elas devem ser de baixa reatividade: pode ser uma caulinita (1:1) ou óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio;
4) chegamos ao resultado que 73,86% dos pontos de troca estão ocupados pelo alumínio (Al), ou uma percentagem de quanto da CTC efetiva está ocupada pelo alumínio trocável ou acidez trocável; isto provoca sérias limitações no desenvolvimento das lavouras e, consequentemente, à produção das mesmas. Quanto mais ácido é um solo, maior o teor de Al trocável, menor os teores de cátions trocáveis, menor a soma de bases, e uma maior saturação de alumínio;
5) a CTC a pH 7,0 no valor de 5,46 confirma a baixa reatividade das argilas deste solo mesmo que ele contenha 650 g/kg delas;
6) o solo apresenta uma percentagem de saturação por bases (V%) muito baixa, 8,42%. O valor V dá uma idéia de quanto por cento dos pontos de troca de cátions estão ocupados por bases: em outras palavras, quanto por cento das cargas negativas estão ocupadas por Ca, Mg, K, Na, e passíveis de troca a pH 7,0 em comparação com aqueles pontos ocupados por H+Al. Este solo analisado é considerado de fertilidade muito baixa. Uma necessidade alta de calagem será precisa para elevar a saturação de bases. Solos que apresentam valores de V menor que 50% são considerados de baixa fertilidade, enquanto os com V maior que 50% são considerados solos férteis. A saturação de bases (V%) é muito utilizada, em alguns Estados brasileiros, para calcular a necessidade de calagem.
Em postagem posterior será abordado o assunto sobre cálculo da necessidade de calagem, ou seja, as fórmulas utilizadas em alguns Estados do Brasil. Não perca!

Um comentário:

  1. QUE FEIO! Uma cópia, um plágio do artigo publicado por agronomiacomgismonti.blogspot.com.br. O pior se autocreditar do artigo não mencionando o verdadeiro autor não lhe dando os devidos créditos.

    ResponderExcluir