EJAGRO

EJAGRO
Empresa Júnior de Agronomia

05/07/2011

Setor de fertilizantes abordará inovação e sustentabilidade durante Congresso

Para discutir o mercado de fertilizantes sob o impacto da nova economia mundial, sua importância para o aumento da produção agropecuária e seu papel na sustentabilidade do planeta, a ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos promove o 1º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, dia 12 de julho próximo, em São Paulo. Os temas centrais do evento são Inovação e Sustentabilidade.

Segundo David Roquetti Filho, diretor executivo da ANDA, a produção agrícola mundial continua em linha com as estimativas anteriores da FAO/OCDE, que projetam um aumento de 70% na produção mundial de alimentos, volume necessário para atender a demanda de uma população mundial estimada em 9 bilhões de pessoas até 2050.

“Tendo como referência o período de 2007 a 2009, o Brasil é o produtor agrícola com capacidade de mais rápido crescimento até 2019 (40%), com grande margem de diferença em relação a outros paises: Ucrânia (29%), Russia (26%), China (26%), Índia (21%), Austrália (17%), Estados Unidos e Canadá (10 a 15%), União Europeia-27 (4%)”, compara o executivo da ANDA.

Na visão de Roquetti, para que essa estimativa de aumento da produção mundial de alimentos se concretize, é de vital importância que o sistema de suprimento de insumos agrícolas, fator essencial da produtividade, esteja cada vez mais sólido e estruturado para continuar enfrentando e superando esse desafio.

O mercado nacional de fertilizantes movimentou 24,5 milhões de toneladas em 2010, próximo ao recorde registrado em 2007, quando o mercado interno consumiu 24,6 milhões de toneladas. De janeiro a maio deste ano foram comercializadas 8,5 milhões de toneladas, elevação de 23,8% sobre os 6,9 milhões de toneladas negociadas no mesmo período do ano passado.

“Com a pretensão de debater amplamente esse cenário de fundamental interesse de todos os segmentos do agronegócio e também da sociedade, a ANDA, pela destacada importância dos fertilizantes no sistema de insumos agrícolas, preparou uma pauta abrangente de temas recorrentes, que serão foco do Congresso”, afirmou.
Painéis temáticos

O programa do Congresso será dividido em 5 painéis temáticos: mercado de fertilizantes sob o impacto da nova economia mundial, investimentos, inovação, papel do fertilizante na sustentabilidade e marco regulatório. Renomados especialistas farão as apresentações e debaterão o temário com os congressistas participantes.

Para a cerimônia de abertura foram convidados os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Monika Bergamaschi, o presidente da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, além de outros presidentes de importantes entidades ligadas à pesquisa e inovação e ao agronegócio, como João Fernando Gomes de Oliveira, do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, e Carlo Lovatelli, da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio.

O evento será realizado das 9h às 19h, na sede do CRQ - Conselho Regional de Química, rua Oscar Freire, 2.039, bairro de Pinheiros, Capital/SP. Mais informações e inscrições pelo site www.anda.org.br/congresso
http://www.agrolink.com.br/noticias/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=132521

Nenhum comentário:

Postar um comentário